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Profa Dra Valeria Santos de Almeida

 

Hoje o exercício físico durante a gestação não é mais um tabu!!

Aliás,  acredito que a pergunta deveria ser outra!!!!

Será que todo profissional de educação física está apto para prescrever exercícios para as gestantes?

a maioria dos médicos não proíbe a prática de exercícios durante a gestação, No entanto, apesar de encontramos programas de exercícios específicos para gestantes em diversas academias de grande porte  e clínicas de fisioterapia e milhares de profissionais que fazem atendimento personalizado. Ainda percebo, o desinteresse e o medo dos profissionais em aturem com as mulheres grávidas. Sabe-se hoje que as autoridades em pesquisa têm recomendado veementemente  o exercícios durante a gestação, pois reduzem riscos de diversas doenças graves neste período.

Nossa preocupação hoje, é deixar claro que se a gestante não tiver nenhuma das restrições do quadro abaixo, não há com que se preocupar. No entanto, a grávida tem diversas alterações metabólicas, hormonais, cardiovasculares, músculo-esqueléticas, e por isso, o profissional que for atendê-la deve conhecer estas alterações, para um atendimento seguro e eficiente.

Qual exercício ela pode fazer? É a pergunta mais comum … tudo depende do que ela fazia antes da gestação.

Não fazia nenhuma atividade? Tudo bem … a gestação é um ótimo momento para cuidar de si.

Hidroginástica é o melhor  exercício? É um ótimo exercício, mas não é o único e nem é o melhor, pois dificilmente teremos um programa, apenas para gestantes. E se ela não gostar de piscina, não pode fazer outro?

Caminhada, ginástica, alongamentos, natação, pilates, yoga, são os exercícios recomendados pelo Colégio Americano de Ginecologistas e Obstetras (ACOG), mas ainda existem diversas opções que podem proporcionar benefícios.

O mais importante é saber adaptar estas atividades ao organismo gravídico!

Mas antes de iniciar as atividades, a gestante necessita de uma liberação de seu médico, e assim que ele liberar, é interessante que o médico acompanhe as atividades, pode ser por um relatório .

Observe as contraindicações que o ACOG descreveu e,  para não realizar exercícios:

As restrições absolutas são as que o médico não libera para a prática de exercícios, e as restrições relativas o médico pode ou não liberar para a prática, depende se ele acredita que os exercícios possam piorar a condição da grávida.

Segurança , é o lema do Método Gerar.

Contra-indicações relativas:

Obesidade mórbida;

Baixo peso extremo (IMC<12); histórico de vida extremamente sedentário;

História de 3 ou mais abortos espontâneos;

Trabalho de parto prematuro;

Limitação ortopédica;

Bronquite crônica;

Hipertensão não controlada;

Anemia severa;

Hipertiroidismo não controlado;

Diabetes tipo 1 não controlada;

Arritmia cardíaca;

Fumante inveterada;

Crescimento intra-uterino retardado.

Contra-indicações absolutas:

Doença cardíaca hemodinâmica significante;

Doença pulmonar restritiva;

Cérvix incompetente;

Gestação múltipla (mais de três);

Risco de parto prematuro;

Sangramento persistente no segundo e terceiro trimestre;

Placenta prévia após 26 semanas de gestação;

Ruptura de membrana;

Pré-eclâmpsia/hipertensão induzida pela gravidez.

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Parece estranho dizer isso, desde a pós-graduação nós nos perguntávamos a possibilidade do exercícios físico durante a gestação pudesse beneficiar a saúde dos bebês. Agora após  meio século um estudo trás resultados que mostraram melhores resultados de escala de desenvolvimento motor que os bebes de mulheres que não realizaram exercícios aeróbicos durante a gravidez. os autores parecem bastante otimistas com os resultados da pesquisa, pois concluíram que o exercício físico durante a gravidez pode influenciar positivamente os sistemas em desenvolvimento fetal, permitindo um desenvolvimento neuromotor melhorado, conduzindo, as

sim, a crianças que são mais adeptas ao movimento e, presumivelmente, mais propensas a serem ativas. Como a atividade física é um fator de risco modificável da obesidade infantil, esses achados sugerem que o exercício aeróbico durante a gravidez pode potencialmente reduzir o risco de obesidade na infância.

Enfim, particularmente estou muito feliz e aguardo mais pesquisas com desfechos ainda mias promissores!

McMillan AG, May LE, Gaines GG, Isler C, Kuehn D. Effects of Aerobic Exercise during Pregnancy on One-Month Infant

Neuromotor Skills. Med Sci Sports Exerc. 2019 Feb 20.

 

 

 

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Profa Dra Valeria CS Almeida

O Colégio Americanos de Ginecologistas e Obstetras (ACOG) recomenda o conhecimento sobre as alterações fisiológicas na gestação, a fim de prescrever exercícios às gestantes. Além disso, as contraindicações relativas e absolutas à realização do exercício bem como  sinais de alerta para pausar o treinamento. Assim, o profissional de educação física necessita se especializar no assunto, para proporcionar benefícios e minimizar riscos à gestantes.

 

Profa Dra Valeria Santos de Almeida

 

Você sabia que “fazer xixi” de tanto rir e correr para o banheiro e não “segurar o xixi” é  incontinência urinária? Além disso, você também pensa que o incontinente é idoso?  Pois bem, incontinência urinária (IU) é qualquer perda involuntária de urina e um estudo realizado em 2017 com mulheres de 50 a 59 anos relatou que 45% delas tem incontinência urinária e que mulheres jovens ativas são mais incontinentes que sedentárias.

Diversos fatores estão ligados à Incontinência Urinária como:

  • Mulher – 12 a 56%
  • Idade (29-49 anos)
  •  gestação e parto vaginal
  •  Obesidade
  •  Constipação intestinal
  •  Doenças crônicas (diabetes, esclerose múltipla, demência, depressão, câncer de bexiga, doença de Parkison)
  •  Infecções urinárias recorrentes
  • Exercícios físicos

Quando estes fatores estão associados, aumenta ainda mais o acometimento desta doença.

  • Você prescreve exercícios para os músculos do assoalho pélvico MAP? Você conhece os exercícios para fortaleciemnto dos MAPs ?Nenhum movimento com de membros inferiores contrai os MAPs de maneira eficiente. É necessário que se concentre e contraia os MAPs como se, “interrompesse o jato urinário” várias vezes.

É importante que você prescreva exercícios para o assoalho pélvico para prevenir da incontinência urinária em suas alunas, pois o tratamento deve ser realizado por fisioterapeutas especializados nesta área.

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Profa Dra Valeria Santos Almeida

 

Todos sabemos que a gravidez não é doença, certo?

No entanto, a população está doente e esta doença chama-se “SEDENTARISMO”

Aproximadamente 70% da população está comprometida, já é considerada uma epidemia mundial. Estima-se que no Brasil cerca de 2/3 das doenças crônico não transmissíveis (DCNT) respondem pelas mortes. As DCNT são obesidade, hipertensão, diabetes, câncer, entre outras.

Dentre os fatores relacionados à estas doenças estão a má alimentação e atividade física insuficiente.

É por este e outros motivos que atualmente recomendo que as mulheres preparem seu corpo para engravidar. Não estou pensando apenas no fator estético (emagrecer), é sim nos fatores, cardiovasculares, músculo-esqueléticos e  hormonais.

A mulher está engravidando mais velha, 1 a cada seis gestantes tem mais de 35 anos de idade….e provavelmente sedentária e com maiores riscos de DCNT.

Assim, iniciar um programa de exercícios pelo menos 1 ano antes de engravidar trará benefícios durante a gestação, para a mãe e para o bebê.

Sabemos que a gestação traz desconfortos, dores lombares, aumenta o peso, promove mudanças posturais. Com um corpo com músculos fortalecidos e alongados, um sistema cardiorrespiratórios “resistentes” você terá uma gestação melhor.

Além disso, sabemos que mulheres que se exercitaram até um ano antes de engravidar têm menos risco de diabetes gestacinal e pré-eclâmpsia. Desta forma, não pense em se exercitar apenas durante a gestação, mas prepare seu corpo para engravidar também..

O Método Gerar, tem programas nos três períodos, antes, durante e após a gestação.

Entre em contato: valeria@metodogerar.com.br ou pelo telefone: 11 7763-9358

 

Profa Dra Valeria Santos de Almeida

A diminuição da atividade física é comum durante a gravidez levando à queda no nível de aptidão física da mulher. Desta forma, é interessante que as mulheres realizem exercícios físicos neste período.

De acordo com o Colégio Americano de Ginecologia e Obstetrícia (ACOG) a recomendação de exercícios para mulheres sem complicações obstétricas é a mesma recomendada pelo Centro de Controle de Doenças e Colégio Americano de Medicina Esportiva (CDC/ACMS), ou seja, acumular pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias.

Há uma necessidade de alterações nos programas de exercício devido as mudanças endócrinas, cardiovasculares e posturais ocorridas durante o período gestacional, e para isso o acompanhamento de profissionais de Educação Física capacitados e que entendam essas mudanças, deve ser primordial. Neste momento a individualidade da mulher gestante deve ser respeitada para não colocar em risco o binômio mãe-feto.

Os benefícios de exercícios físicos bem orientados são diversos e atingem diferentes áreas do organismo materno. Uma das complicações mais comuns da gravidez é a dor lombar e cerca de 50% das mulheres sofrem de lombalgia durante a gestação. O exercício reduz e previne as lombalgias, além de proporcionar melhor controle da adiposidade e do ganho de peso gestacional, controle da pressão arterial, diminuir o inchaço, melhorar ou manter a aptidão física e atuar na melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem estar e humor. Estudos epidemiológicos ainda relatam a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia em mulheres que mantêm maiores níveis de atividade física antes e durante a gestação.

Desta forma, recomenda-se um estilo de vida ativo a ser adotado por mulheres gestantes, pois assim além de uma gravidez saudável proporciona uma recuperação mais rápida no pós-parto.

Referências

ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists). Committee on Obstetric. Exercise during pregnancy and the postpartum period. Pratice Bulletin. Number 267. Am Col Obstet Gynaecol. 2002; 99:171-173.

JOINT SOGC/CSEP CLINICAL PRACTICE GUIDELINE. Exercise in pregnancy and the postpartum period. JOGC. 2003; 129:1-7.

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