São Paulo, SP

Bebê com febre: o que fazer?

Dr Sergio Spalter – Pediatra

A maioria das crianças tem febre acompanhando quadros gripais e amigdalites. Uma febre de gripe/amigdalite dura 2 a 4 dias, a criança fica mais prostrada no momento da febre e com o coração acelerado-indicando que o metabolismo está mais ativo. Fora da febre ela está em geral bem, com um pouco menos de disposição do que seu estado normal. Nessa situação não precisariamos usar antitérmicos sempre, só quando o desconforto é muito grande. Melhor deixar o corpo agir com sua sabedoria.

Se os pés da criança estiverem frios é bom esquentar. Banhos mornos ou até quentes são bons (quentes para esquentar de vez a criança e ela a seguir suará, melhorando o desconforto da febre). Quando o corpo todo estiver quente, aí podemos dar um banho mais morno, ou fazer compressas mornas/frias nos pés/panturrilhas com água com limão espremido (inclusive o sumo)-ponha uma toalha por baixo da compressa.

Se a criança estiver prostrada o tempo todo (mesmo fora da febre) ou se estiver com alguma dor constante ela deverá ser examinada no mesmo dia.

Veja outras dicas do Dr Spalter:

http://drsergiospalter.blogspot.com/search/label/febre-o%20que%20fazer%3F

0

Deixe um comentário